quinta-feira, 13 de junho de 2013


Foto tirada por mim no Cemitério Quarta Parada em São Paulo, 2012
Quem nunca ouviu falar na lenda do gato preto, o tal animal que quando cruza nosso caminho nos trás azar, como diz a superstição. Seja da boca de nossos pais, em filmes ou até em desenhos, essa é uma lenda muito popular, porém aposto que nunca ouviram falar de como ela surgiu e de como esses animais sofreram e ainda sofrem nos dias de hoje.
É uma história de vida impressionante e chocante ao mesmo tempo então darei um breve resumo e se quiserem saber mais, pesquisem, pois o que não falta são matérias sobre essa lenda.

Desde os tempos antigos os gatos são adorados, principalmente no Egito Antigo onde eram aclamados como deuses, tendo a deusa Bastet, que tem como significado de nome "gato", onde se faziam estátuas, adorações e etc.



Divindade Bastet
Humanos Gato
Estátua de Gato












Essa adoração não durou muito tempo, pois chegada a Idade Média que ficou marcada pelo paganismo, superstições e a inquisição o pequeno animal recebeu boas e más atenções tanto de pagãos quanto de cristãos. No paganismo o gato representa fortemente a proteção e sabedoria, mas pelo que pesquisei o gato preto é o que ficou mais marcado e assim foi ganhando grandes lendas.

Eis que o cristianismo ganhou forças e o paganismo começou a cair pelo poder agressivo dos cristãos que ameaçavam todos aqueles que não o seguissem, deixando a igreja católica em seu poder sanguinário ao qual matou milhões e queimou muitos inocentes em suas fogueiras. E o que isso tem haver com os gatos? Principalmente os pretos? De fato havia boatos no qual diziam que durante a noite as bruxas se transformavam em gatos pretos e assim o pobres animais eram queimados juntos com seus donos e vítimas da inquisição.
Infelizmente muitas vítimas foram feitas, uma ideia que surgiu em 1183 e fez tanto vítimas humanas como animais. As coisas só foram melhorar para seu lado quando a Igreja Católica na altura do Renascimento já havia abrandado a caça aos pagãos tendo assim seus séculos de perseguição reduzido e deixaram de serem perseguidos pelos cristãos.

Nessa altura do campeonato tudo que marcou a história do gato preto acabou se tornando raiz de uma cultura popular ao qual foi se espalhando pelo mundo como um dos piores azares.

Fogueira na inquisição

Vemos hoje em dia que até desenhos falam e inventam sobre o assunto desse belo animal, como por exemplo em um episódio de Hey Arnold! ao qual falam sobre a sexta-feira treze e que essa mesma quantidade de gatos trás o pior dos azares, ou em outros exemplos que apenas em ter seu caminho cruzado por um gato preto pode se ter um bigorna ou piano em sua cabeça. Acreditem há pessoas que levam isso mais sério do que podemos imaginar, como por exemplo nos Estados Unidos ao qual um pouco antes do Halloween/Noite das Bruxas em alguns lugares se mantém a tradição em sacrificar animais, tendo o principal alvo os gatos pretos e por essa razão em alguns locais a adoção desses animais é suspensa.

Desde séculos passados até hoje em dia o gato preto continua sendo perseguido, sendo visto como azar e por outros como a sorte. Deixarei no final algumas recomendações para que possam continuar lendo se quiserem sobre esse magnífico e perseguido animal de pelagem negra, até mais!

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Blog do Curioso - Powered by Blogger - Layout desenvolvido por Igurty -